Auxílios ao Curso

Nesta página são publicados os auxílios aos alunos do curso doutrinário.
Sempre que houver algo a ser publicado como auxílio à uma aula, estará aqui nesta página. 


Capítulo 3
Oração

Deus tem um propósito para todos que estão aqui na terra, seja você quem for Deus tem algo preparado para você.
Porem as vezes ele tenta lhe provar e você falha, você as vezes pode até dizer que nunca sentiu a presença de Deus ou que Deus nunca falou com você, mais será mesmo que Deus é quem nunca chegou perto de você ou será você, que nunca notou ele? Será mesmo que Deus nunca falou com você ou você quem não o escutou? Muito provavelmente que sim! Você não o viu não o percebeu e nem o escutou, mais porque? porque você não o procurou como tem que procurar. È como aquele ditado “Quem procura acha”.
Para ficar mais perto de Deus e sentir sua presença e falar com Ele, só há um modo, oração é isto que nos mantém sempre na presença do Senhor, Deus tem um próposito para todos porem necessita de um homem disposto a orar para que se estabeleça a Sua vontade aqui na terra.
A oração é o estabelecimento de um diálogo do homem com Deus, sendo que, devemos estar atentos a resposta de Deus, que vem através de nosso espírito ou através das circunstâncias exteriores. É através da oração que nós colocamos nossas ansiedades nas mãos de Deus, crendo que Ele é poderoso para nos dar paz interior, e resolver nossos problemas da melhor maneira possível para nosso crescimento espiritual. Quando somos iluminados por Deus, em nossa consciência, de nossos pecados, nós devemos imediatamente pedir perdão a Deus,  através da oração, pedindo para sermos lavados pelo seu sangue, e nossos pecados seram perdoados.
Devemos também sempre estar orando para que Deus nos proteja e nos livre de todas as artimanhas de satanás. A bíblia nos ensina a orar veja:
Mt 6:5-13:
E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!
Orar não pode ser algo que seja realizado como um ritual diario assim como faziam os farizeus que tinham que cumprir um certo horario para orar e um numero x de orações por dia, orar não é algo que tem que ser imposto ou obrigatório…
Mais então afinal o que é a oração?
Esta é uma pergunta um pouco complicada porem com uma resposta dada pelas escriturar que é muito simples.
Oração segundo as escriturar é como se fosse uma via de mão dupla, na qual crente entra com o seu clamor na oração e Deus vem ao seu encontro com as respostas…
Veja: Jr 33:3 ” Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”
Por isso orar nada mais é do que um dialogo do crente com Deus! Então quando orar não torne sua oração repetitiva ou cansativa, simplesmente converse com Deus e tente escuta-lo.
Ore com fé e confie no senhor e ele vos abençoará
Mt 7:7-8 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.”
Cl 4:2 “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.”
1 Ts 5:17 “Orai sem cessar.”
Sl 40:1 “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.”